O Poder dos Pensamentos!

O Poder Dos Pensamentos!

Fl 4:8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”

“Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele. “ Provérbios 23:7

??? Que relação existe entre os nossos pensamentos e o que dizemos ou fazemos?
??? Que resultado produzem os nossos pensamentos e sentimentos nas nossas vidas quando meditamos nas palavras de Deus? 

Mente:É o centro dos pensamentos e emoções. Etimologicamente, o termo vem do latim “mèntem”, que significa: pensar, conhecerentender.

Somos otimistas ou pessimistas?
Vamos vencer ou perder? Conquistar ou ser conquistado?
 
Muitos cristãos perdem as guerras da vida porque ainda não aprenderam sobre a importância de 1º ganhar a guerra na mente. Não podemos conquistar as fortalezas espirituais em lugares celestiais, sem que primeiro tenhamos conquistado as fortalezas espirituais que o Diabo tem levantando em nossas mentes.

CURIOSIDADE: No ano de 2007 um livro chamado O SEGREDO tornou-se um Best-seller mundial pois revolucionou a maneira como as pessoas se comportavam ao enfrentarem certas situações. O livro fez uso de uma lei chamada “lei da atração” que diz “somos o que pensamos e atraímos”.
NOTA: O poder do “pensamento positivo” não está somente em  pensar positivamente, mas, em agir positivamente conforme o que se pensou. 
Satanás conhece muito bem o funcionamento da mente humana. Ele sabe que se conseguir manter a mente do cristão numa prisão, quatro coisas acontecerão:
         1 - O espírito não tem liberdade de expressão;
         2 - A pessoa não tem paz no seu relacionamento com Deus e com outros;
         3 – A sua mente será um instrumento para fazer o corpo pecar;
         4 - Não há autoridade espiritual para lutar contra as obras do diabo
A mente é o campo principal da batalha dos filhos de Deus, ali se decide a vitória ou a derrota, se caminho em santidade ou caminho na carne, se terá um corpo sadio ou enfermo.
O QUE FAZER ENTÃO?
O original grego em Romanos 12 ajuda a explicar o processo.
O apóstolo Paulo nos diz: " E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. " (Rm 12:2).
Outra maneira de dizer é: "Para de permitir que o mundo te formate ao seu molde." 
No grego. "Para de assumir uma aparência e estilo de vida incompatível com o teu ser interior."
Agora que Jesus Cristo vive dentro de ti, é incompatível com a tua verdadeira identidade permitires que o mundo te influencie em antigos comportamentos. Fomos libertos dos velhos padrões de pensamento, inseguranças, carências, sentimentos de inferioridade. Fomos  libertos para ser pessoas com entendimento e que dão frutos para Deus.
Paulo diz-nos para "ser transformado", = metamorfose.
Na METAMORFOSE o estado antigo não volta.
Paulo está a ENCORAJAR os cristãos!
ENCORAJAMENTO = DAR + CORAGEM + MENTE
Dar coragem uns aos outros. Tu és capaz, tu vais vencer…

Como é que ultrapassamos os maus pensamentos?

 

1- Reconhecer o que influencia os pensamentos.
Provérbios 4:23 “Sobre o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem as saídas da vida.”
Lucas 6:45 “O homem bom do bom tesouro do seu tesouro tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal. Pois da abundância do coração fala a boca.”

Satanás - O mundo – A Sociedade – Deus -  As Experiências –   Egoísmo - A Nossa natureza pecadora – Levam-nos a ter PENSAMENTOS, que por  sua vez geram  SENTIMENTOS  e consequentemente AÇÕES.

2- Parar de trazer lixo para dentro das minha mente.

DUAS COISAS que precisamos guardar:
- Nossos olhos                       – Nossos ouvidos
Mateus 6:22-23 “Se, porém, os seus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que em ti há são trevas, quão grande são essas trevas.”
Lucas 8:18 “Portanto, vede como ouvis. A qualquer que tiver, lhe será dado; e a qualquer que não tiver, até o que parece ter lhe será tirado.”

3- Limpar o lixo acumulado em minha mente.

Reconhecer pensamentos errados.
Filipenses 4:8-9   “Quanto ao mais , irmãos, tudo que é verdadeiro, tudo que é honesto, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que aprendestes, e recebestes, e ouvistes de mim, em mim vistes, isso fazei. E o Deus de paz será convosco.”

4- Ser rápidos para interditar a invasão de pensamentos.
a)   detetar
b)   deter
c)   repreender


“Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele. “ Provérbios 23:7


1 comentário:

Obrigado pelo seu comentário.