O Poder Das Pequenas Coisas



“O PODER DAS COISAS PEQUENAS “
 
Quantos já perceberam que as coisas pequenas podem ser muito boas ou muito más?
 
Uma pequena mosca...
Uma pequena Pedra no sapato...
Uma pequena palavra de amor...

Mateus 13: 31-32. “Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; 32 O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos. “

 
A semente a que Jesus se referia era provavelmente a “Brassica negra” ou semente de mostarda.  
De acordo com a Wikipedia; "As pequenas sementes - (1 mm), elas são duras e variam em cor do castanho escuro ao preto. Eles são muito saborosas, embora não  tenham quase nenhum aroma. "   "A própria planta pode crescer de 2 a 8 metros de altura com cachos de pequenas flores amarelas.

Jesus estava a ensinar sobre o poder de semear ou o estabelecimento de pequenas coisas em nossas vidas.
 
 

Pergunta 1   Acha que o que semeamos na vida é importante para o nosso futuro?
 
As pequenas raposas...
 
" Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor. “ Cânticos 2:15
 
No tempo de Jesus muros eram construídos à volta das vinhas para proteger as uvas dos invasores (chacais e raposas).   Uma torre era construída para que um guarda pudesse ver toda a vinha.   A grande raposa poderia ser facilmente detectada, mas as pequeninas poderiam entrar sem serem vistas e estragar a colheita das boas uvas.   Este é exatamente o que um pouco de mal pode fazer na vida de uma pessoa.  
 
"Não vos enganeis; Deus não se zomba: pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. [8] Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção ... "Gálatas 6: 7-8
 
" Assim como as moscas mortas fazem exalar mau cheiro e inutilizar o ungüento do perfumador, assim é, para o famoso em sabedoria e em honra, um pouco de estultícia. “
Eclesiastes 10:1
 
O sábio Salomão entendeu este princípio.   O boticário fazia uma pomada, que era para abençoar e ungir.   Era feito na esperança de abençoar alguém.   No entanto, tudo o que era necessário era uma mosca morta para arruinar um lote inteiro.   Pequenas coisas são importantes.  

NOTA: Vamos ver as grandes possibilidades quando semeamos boas sementes.  
 
"Não vos enganeis; Deus não se zomba: pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. ... Mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá a vida eterna "Gálatas 6: 7-8.
 
Quando semeamos coisas boas da vida, o resultado final será coisas boas.  
Um bom exemplo é a semente do milho.   Uma semente de milho vai produzir uma haste e, em seguida, geralmente 3-4 espigas de milho com cerca de 200 sementes por espiga que se traduz em 6-800 sementes.   Se essas sementes foram plantadas novamente o potencial em apenas uma temporada seria um poderoso aumento de 640 mil vezes.   Semear pequenas coisas boas tem o potencial para grandes resultados.  

Cada semente de cada espécie tem um grande potencial quando é plantado.   Porque não começar hoje a plantar boas sementes na vida?  Sementes de bondade, amor, compaixão, misericórdia, perdão e respeito.   Você pode se surpreender com o resultado.  
 
Pergunta 2   Consegue pensar numa maneira de semear boas sementes?   Más sementes?
 
Uma dimensão adicional
 
O nosso entendimento desta parábola não estaria completo até que olhemos para um outro aspecto do ensinamento de Jesus.   Os pássaros.  
Ele estava a falar sobre as coisas na vida que tentarão roubar ou matar a colheita de boas sementes que plantamos.   Todos nós sabemos que os pássaros amam sementes.   Ele fez referência a isso em outra parábola.
 
"E, quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram-na:" Mateus 13: 4  
 
As aves representam a obra do maligno do diabo.
 
"Quando um homem ouve a palavra do reino, e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. "Mateus 13:19 (NVI)  
 
Uma realidade da agricultura é o fator - pragas.   Os agricultores estão sempre preocupados com as pequenas coisas que vêm e devoram os frutos do seu trabalho árduo.  
O que Jesus está a ensinar é o fato de que plantar boas sementes nem sempre é fácil, mas é frutífera.  

NOTA: JESUS ensina a semear boas sementes e deixar a colheita para ele.   Sim, haverá pássaros que vão comer um pouco da cultura, mas haverá uma colheita e vale a pena o tempo e o esforço para semear boas sementes.
 
Pergunta 3   Já fez algo de bom para alguém e não recebeu um obrigado de volta?   Decidiu deixar de ser agradável?
 
Conclusão
 
Quando entendemos o poder de plantar pequenas coisas e nos envolvemos no processo,  grandes coisas vão acontecer.  SEMEIE NO ESPIRITO.
 
"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, [23] mansidão, temperança (auto-controle); contra estas coisas não há lei." Gálatas 5: 22-23 (NVI)  
 
Quantas vezes os nossos esforços para Deus são atacados pelo inimigo. Podemos ficar tão desanimados que nem sequer quer tentamos de novo. Mas Deus tem prazer em fazer do insignificante – significativo, do nada – tudo, do ninguém – alguém em Cristo.

Ao longo da história, podemos ver o padrão:

     O Cajado de Moisés que fez uma nação do Egito (Êxodo 4: 1-9),
     O queixada de um jumento que na mão de Sansão matou mil filisteus (Juízes 15: 14-16),
     Cinco pedras lisas que derrubaram o gigante Golias (1 Samuel 17),
     Um pouco de azeite de uma viúva sustentou-a e fez dela pagar as dividas e viver. (2 Reis 4: 1-7),
     Cinco pães de cevada e dois peixes alimentaram uma multidão (Mateus 14: 13-21),
     Um pequeno grito “Jesus filho de Davi, tem misericórdia de mim” – curou um cego e deu nova vida.
     Um pequeno toque na orla do vestido de Jesus, e a mulher do fluxo de sangue foi restaurada.
     10 % do nosso ordenado, produz uma grande abundancia da parte de Deus.
e
     A semente de mostarda Jesus disse que iria se tornar uma grande árvore para que os pássaros encontram abrigo (Mateus 13: 31-32).
                   


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.